sábado, 7 de março de 2015

Cicero Moraes e a face dos santos!

PessoasPrimeiro - E aí Cícero tudo bem?, primeiramente muito obrigado por nos conceder essa entrevista, tenho certeza que nossos leitores vão adorar conhecer um pouco mais sobre você que vem desenvolvendo esse ótimo trabalho na reconstrução facial.
Por favor se apresente e nos fale um pouco sobre você Cícero.

Cícero Moraes - Olá pessoal, gostaria antes de tudo de agradecê-los ela oportunidade de falar um pouco dos trabalhos realizados. Falando um pouco de minha pessoa, sou 3D designer especializado em reconstrução facial 3D digital.

PessoasPrimeiro  – Para quem não sabe, o nosso querido entrevistado de hoje trabalha com softwares livres e de código aberto, isso significa que a jornada dele até se tonar esse profissional renomado na computação gráfica foi um tanto diferente; Cícero, conte para nós como se deu seu envolvimento com a computação gráfica livre.

Cícero Moraes - Em 2004 decidi iniciar meus estudos de Linux e software livre, substituindo aplicações proprietárias por compatíveis naquela plataforma. Em 2005 eu já era um usuário exclusivo de Linux e de lá pra cá só tem sido alegria. Aprecio enormemente essa comunidade e os seus frutos. Além de ser um usuário também tenho estimulado outros indivíduos a fazerem o mesmo e tem dado certo.

PessoasPrimeiro  – Em geral quantos softwares você precisa usar até chegar ao produto final?
Cícero Moraes - Basicamente o Blender, Gimp, Inkscape, InVesalius e PPT-GUI (fotogrametria).

PessoasPrimeiro  – Acompanhando as noticias, ficamos sabendo que você recebeu honraria da câmara de vereadores de sua cidade, nos conte qual e nos fale sobre o sentimento que é ser reconhecido publicamente.
Cícero Moraes - De fato, recebi a Comenda Colonizador Enio Pipino. É difícil traduzir em palavras a hora de ser reconhecido em uma cidade onde você vive desde 1987. Além disso, minha família estava em peso na noite da votação, mas não apenas a família estava lá, essa honraria pertence a todos os nerds do Brasil, pois represento-os.

PessoasPrimeiro  – Nos conte um pouco sobre o Cícero fora da computação gráfica, nos fale um pouco do que você faz para se divertir e o que você ainda gostaria de fazer fora de sua profissão.
Cícero Moraes - Gosto muito de ver os amigos e tomar uma cerveja bem gelada com eles, enquanto jogamos conversa fora. Aprecio ficar com a família e a noiva, pois isso faz bem ao corpo e a mente. Gosto de ir na academia, pois ficar quase o dia inteiro sentado na frente de um computador pode fazer mal a longo prazo. Gosto de ler e descobrir novas linhas de conhecimento, pois a curiosidade é a “cerveja intelectual” e os livros e sites são os amigos com os quais trocamos uma ideia e aprendemos um bocado.

PessoasPrimeiro  – Estamos sabendo de algumas novidades bastante interessantes que estão por vir, você pode nos falar mais sobre essas coisas?
Cícero Moraes - Deve ser sobre a reconstrução facial de Maria Madalena. Esse projeto tem sido um evento muito interessante. Quem nos propôs ele foi um hagiologista, para quem não sabe, como eu não sabia na época, hagiologista é um especialista na vida dos santos. O Dr. José Luís Lira, escritor e professor universitário cearense nos propôs entrar em contato com uma basílica ao sul da França, onde se encontra um crânio que supostamente é o de Santa Maria Madalena. Para a nossa surpresa o pessoal de lá topou entrar no projeto e em dois meses finalizamos a face dela e também de São Sidônio, outro crânio que está no poder deles. Devo informar também que todo o projeto foi auxiliado pelo Dr. Paulo Miamoto, um especialista em odontologia forense formado pela FO-USP e que, vejam só, utiliza apenas software livre em nossos projetos!

PessoasPrimeiro - Existe alguma coisa que você queira fazer no futuro, algo que seja uma espécie de sonho?
Cícero Moraes -Um livro. Sempre quis escrever um e estou tendo a sorte de estar trabalhando em dois. Um manual escrito em parceria com o Dr. Miamoto, onde explanaremos as técnicas usadas para reconstruir uma face. O manual será um ebook gratuito e quem quiser entrar na lista de espera para receber o seu por e-mail basta se cadastrar nesse site: www.ciceromoraes.com.br. O outro livro está sendo escrito pelo Dr. Lira e eu serei co-autor. Falaremos sobre o projeto da Maria Madalena e essa publicação será impressa.


PessoasPrimeiro - Muito obrigado Cícero por dedicar seu escasso tempo para nos conceder essa entrevista, a equipe PessoasPrimeiro deseja tudo de melhor para você e nos colocamos a sua disposição para ajudar no que for possível, fique à vontade para falar o que quiser, deixar uma mensagem a nossos leitores ou qualquer que seja seu desejo, novamente é um prazer poder conhecer mais de alguém tão notório na computação gráfica livre.
Cícero Moraes - Eu gostaria de agradecer novamente pela oportunidade e dizer que estou à disposição de quem desejar aprender um pouco mais sobre computação gráfica livre. Um abração a todos!

É isso pessoal, não poderia ser melhor, nosso entrevistado é uma pessoa de dedicação impar ao trabalho, alguem que seus resultados o precedem e com certeza entendemos o motivo de seu sucesso, desejamos sorte nos proximos trabalhos e queremos ver outras coisas suas por aqui, estamos pensando em uma entrevista em video da proxima vez :).
Acompanhem a fã page do nosso comendador Cícero Moraes no facebook 


Nenhum comentário:

Postar um comentário