terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Saiba como fazer um bom discurso, apresentação ou palestra!

Um dos meus temas favoritos são discursos, eu realmente gosto de apresentações, palestras e coisas que envolvam aparições em público. Sou realmente fascinado com a capacidade que alguns palestrantes tem de atrair a atenção do povo ao falar. Com isso em mente, nos últimos tempos estudei bastante sobre o tema e agora trago um pouco do que sei em forma de artigo e espero ajudar alguém que precise se preparar para algum discurso ou palestra, então sem mais delongas vamos a nosso conteúdo.
 Dominar o conteúdo, se existe algo importante em uma apresentação publica é dominar o conteúdo abordado, nenhum palestrante terá sucesso desobedecendo essa regra, dominar o conteúdo garante que você nunca vai se sentir inseguro a respeito do conteúdo abordado, além do fato de que na tradicional seção de perguntas você não terá surpresas desagradáveis. Por isso a dica é, estude e conheça com profundidade o tema que você for falar a respeito, isso fará uma diferença notável, inclusive no feedback dos espectadores.

Treinar, treinar e treinar. Ser chamado de perfeccionista não é como se fosse algo ruim, portanto quanto mais você repetir sua apresentação, quanto mais você praticar ela mais você se tornará bom nela. Dedique-se a excelência, não pare até ficar satisfeito com o resultado, uma dica importante nesse ponto é “vou produzir a melhor palestra/apresentação possível sobre esse assunto”. Você só deve parar quando acreditar ser uma das melhores coisas que você já viu/ouviu sobre aquele assunto, novamente digo; ser chamado de perfeccionista não é algo ruim. Toda habilidade é como um músculo se você exercitar, vai desenvolver.
Conhecer o local da apresentação, sempre que possível vá ao local da apresentação previamente, conheça, ande, veja o lugar, você vai ter uma noção muito boa de como se posicionar no local, como se mover pelo palco, vai ter uma boa noção de como a plateia vai te ver em ação e isso com certeza vai melhorar sua confiança e vai influenciar no resultado final da apresentação. Não sendo possível conhecer anteriormente, ao menos se informe a respeito das características do lugar, acredite isso vai ajudar.

Faça contato visual, pode parecer absurdo, mas a expressão que você demonstra a frente do público instiga o mesmo a repetir, então se você quer que sua plateia se divirta, pareça estar se divertindo. Se quer sua plateia emocionada, pareça emocionado. Existe uma serie de neurônios chamados neurônios espelho, que fazem com que emoções sejam replicadas e isso inclusive é de alguma forma contagioso, por exemplo imagine uma situação em que tem uma pessoa sorrido de algo descontroladamente, logo as outras pessoas adotam a mesma postura, ou ainda em uma multidão enfurecida um mínimo sinal de ação é incentivo para todos os outros agirem também. Portanto para sua apresentação ser marcante, faça contato visual com o povo, deixe que vejam em sua face o que você que eles sintam de sua fala. Quer ganhar o público? Faça eles rirem, o riso pode ser a menor distância entre dois cérebros.

Projete a seção de perguntas, isso é bastante importante, muitas perguntas podem aparecer se o tema for polêmico ou muito interessante e você precisa estar preparado para responder a perguntas que vierem, parecer surpreso é uma coisa bastante ruim. Peça alguém para fazer as perguntas, e quando chegar a uma resposta para a mesma, prepare uma espécie de nota rápida ou ficha com respostas para as perguntas que você acreditem serem comuns ao tema. O mais importante, se imagine sendo bem sucedido e bem aceito em sua apresentação, o cérebro humano não sabe com exatidão a diferença entre algo real e algo imaginado, portanto exercite a imaginação e imagine o sucesso, acredite no sucesso.... boa sorte!

2 comentários:

  1. Obrigada por sua ajuda! Tenho um discurso para dar no próximo domingo e tinha dificuldade para diferenciar uma palestra de um discurso mas consegui lendo seu texto, suas informações e sugestões foram muito importantes. Boa tarde!

    ResponderExcluir